A VOLTA DE VÓ FILOMENA
Contos  |  Sábado, 3 Fevereiro, 2024 16:19  |  Visitantes e Leitores: 170  |  A+ | a-
O antigo casarão do Grajaú estava em plena festa. Os janelões abertos e a música tocando em mistura com o burburinho das conversas, a algazarra de crianças em volta da mesa e em torno das rodinhas dos adultos. E, bem no centro das atenções, como sempre gostou de estar, a velha senhora, a matriarca e provedora da família, Vó Filomena. A única filha, Dolores, a Dorinha, para toda a vizinhança, fazia questão de distribuir pessoalmente as fatias do bolo que orgulhosamente preparou para o chá daquela tarde memorável em que se celebrava o retorno ao lar doce lar da aniversariante do dia, vó Filomena que, do alto dos seus bem vividos, cem aninhos, fazia questão de participar de tudo o que ocorria à sua volta ou a milhares de quilômetros de distância. É, em sua própria definição, uma cidadã do mundo e, como tal, se dispõe a discutir o mundo em que vive, sem fronteiras ou barreiras. Vó Filomena está de volta, num ano político dos mais conturbados do Brasil.
O casarão do Grajaú, seus moradores e vizinhos ainda festejavam o retorno de Vó Filomena, após suas longas e, segundo ela mesma, merecidas férias na Europa onde visitou não apenas as amigas ciganas da Bulgária, mas também alguns dos seus principais países. E, não mais que de repente, ouve-se a voz aguda, firme e, claro, muito alta, quase aos gritos, a que todos se habituaram e de que sentiam poucas saudades:
- Dorinha, Dorinha, pra que essa droga de música tão alta. Aposto que é a tal da Anitta, a que dizem que canta e dança mas, na verdade, não faz uma coisa nem outra, pelo menos que agrade a quem tem um pouco de juízo.
Eu acho que cochilei na cadeira de balanço e só ao ler os jornais fiquei sabendo que o Alexandre de Moraes é o novo mandatário da nação, pelo menos na teoria, embora na prática o presidente seja outro!
Já sabem que, finalmente, quer dizer, pouco antes do fim do mundo, deixaram o carequinha falar? De tanto esperar até cresceu o cabelo. Enfim, graças ao divino, o Marcos Valério conseguiu dizer um pouquinho do que sabe! E, minha nossa senhora dos inválidos, foi logo fazendo a associação do PT com o PCC e o apagão do CPF do Celso Daniel!!!!
E, em seu melhor estilo, finalizou:
Pelos registros do Datena,
Nesse mundo tão cruel,
Por que foi necessário?
Deletar o Celso Daniel?
Top