A história da humanidade está repleta de nomes ilustres, cuja perpetuidade repousa na engenhosidade, na criatividade e na originalidade com que desenvolveram suas atividades. A literatura, em suas principais vertentes, não foge desse conceito. Nosso objetivo é, simplesmente, relacionar alguns autores, de qualquer tempo ou de todos os tempos, que criaram contos, crônicas, artigos e materiais semelhantes de tal qualidade que tornam a sua leitura uma fonte inesgotável de orientação e inspiração para quem - profissionais ou hobbistas - desejar criar artigos, contos ou crônicas. Há, na literatura, uma quantidade inesgotável de exemplos de excelência. Vamos nos socorrer da nossa experiência pessoal e de alguns escritores, para citar alguns. Não se trata, certamente, de uma lista dos "top ten", dos melhores do ano ou dos que mais produziram no Brasil e no mundo. É, simplesmente, uma relação de autores cuja leitura pode enriquecer a criatividade e a originalidade e, ao mesmo tempo, despertar a inspiração latente que há em todos nós.
Talvez o maior proveito dessa página seja lembrar o quanto é importante o conselho quase universalmente dado por muitos renomados escritores: "- Quem quiser escrever muito, deve também ler bastante!" ou uma de suas variantes, "- Quanto mais você lê melhor vai escrever!"
Vale a pena uma "olhada" no texto do site "Significados" Significados - Que fala sobre as características das narrativas.
Pois bem, vamos começar a nossa revoada pela história dos escritores cujos contos ou crônicas os tornaram famosos.